EDITORIAL

 

Informação aos Associados e para reflexão dos não associados

 

Quando de sua fundação, há 34 anos, a Caprileite/ACCOMIG lançou o Boletim Informativo que foi importante fonte de informações. Interrompido na década de 90, o BIP retorna sua circulação periódica, e passa a compor, juntamente com a página da Associação na internet, importante canal de informações gerais do setor de interesse dos produtores e temas específicos.

 

A partir de 2005, a Associação ampliou progressivamente seu escopo de atuação para além do serviço de registro genealógico oficial, promovendo ações institucionais no sentido de divulgar e apoiar a atividade ovina e caprina. Neste momento, estamos em andamento final junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária, para enfim conseguirmos a tão almejada legislação estadual para o beneficiamento do leite de cabra (e ovelha) e derivados. Trata-se do Projeto Leite Legal, da Associação, com apoio da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos da Secretaria de Agricultura de MG e da EMATER-MG.

 

Outras ações estratégicas da Associação são apresentadas nesta edição, como o Convênio com o Ministério de Agricultura para a região sudeste, a Missão Brasil-Uruguai 2007 e 2008, a ser realizada em ação conjunta com a ASPACO. Dentre os cursos, destaca-se o de formação para posterior credenciamento de novos inspetores de caprinos leiteiros e de corte, em MG, conforme aponta o calendário ao final desta edição.

 

A Associação Estadual não é somente para quem “mexe com registro de animais”. A Associação beneficia ao setor como um todo, e quanto maior o número de associados pró-ativos, maior é a força de uma Associação. Temos como exemplos as associações estaduais de suínos (ASEMG) e aves (AVIMIG), que não trabalham com o registro genealógico, mas que com recursos das anuidades de seus associados, orientam o mercado, e respondem em nome do setor de aves e de suínos em MG. Outro bom exemplo a citar é a Associação de SP, onde do total de associados, somente 20% utiliza o serviço de registro.

 

Estas ações institucionais extensivas ao setor, tem sido viabilizadas com o apoio de nossos Parceiros Fiéis, que durante estes anos, têm aportado recursos aplicados em atividades setoriais e institucionais, sem onerar o orçamento básico da Associação, procedente das anuidades dos associados, e dos emolumentos do registro genealógico oficial.

 

É tanto o que informar, que foi difícil caber tudo, tivemos que ir diminuindo a letra, aperta aqui e ali, mas são informações importantes para que os associados compreendam e conheçam a dimensão das ações setoriais que a Caprileite/ACCOMIG realiza em benefício da atividade.

 

Espero que todos desfrutem desta primeira edição, que foi feita com muito carinho e esmero.

 

 

Aurora M.G.Gouveia

Presidente Caprileite/ACCOMIG

 

 

 


Arquivos

PRIMEIRA EDIÇÃO DO BIP CaprileiteACCOMIG.pdf