O que é Teste de Progênie (TP)

 

É um critério de seleção, no qual é estimado o valor genético de um reprodutor por meio da produção de leite das filhas (controle leiteiro). O TP possibilita a avaliação genética de reprodutores e divulgação de PTAs (Capacidade Prevista de Transmissão).

Todos os reprodutores que fazem parte do TP de Caprinos Leiteiros pertencem a rebanhos cadastrados no Capragene®. Com base nos dados do Capragene® e em critérios sanitários, são selecionados reprodutores caprinos a serem testados. Esses reprodutores são conduzidos a uma central onde é feita a coleta e congelamento do sêmen, que será submetido ao TP no âmbito do Capragene®, no qual cabras em diferentes rebanhos são inseminadas com esse sêmen dos reprodutores em TP. A análise dos resultados do CLO dessas cabras (mães e posteriormente, as filhas) possibilita a avaliação genética para identificar os melhores animais. A utilização desses reprodutores com melhor valor genético como pais das futuras gerações possibilita maximizar o ganho genético.

Assim, é possível a orientação aos produtores quanto as decisões de acasalamentos e descartes dos animais em seus rebanhos. Uma maneira de conhecer o valor genético de um reprodutor, para produção de leite, é através de Teste de Progênie.

Situação atual

 

Desde 2009 os criadores participantes recebem relatórios de avaliação genética dos seus animais. O 1º Sumário de Avaliação Genética de Reprodutores da Raça Saanen foi publicado em novembro de 2014 durante a cerimônia de comemoração dos 40 anos da Caprileite. O 2º Sumário de Avaliação Genética e 1º Sumário de Avaliação Genética Genômica raça Saanen foi publicado em maio de 2017.

 

 

 

Avaliações - Características analisadas no 2º Sumário de Avaliação Genética

 

- Duração da lactação (DL).

- Produção de leite em até 305 dias de lactação (PL305).

- Produção média diária de leite (PLD).

- Produção total de gordura em até 305 dias de lactação (PGOR305).

- Produção total de proteína em até 305 dias de lactação (PPRO305).

- Produção total de extrato em seco até 305 dias de lactação (PEXT305), produção total de lactose em até 305 dias de lactação (PLAC305).

- Contagem de células somáticas em até 305 dias de lactação (CCS305).

 

Foram consideradas as lactações encerradas com causa de secagem normal e cujo primeiro controle leiteiro tenha sido realizado até 75 dias pós-parto.

Total de 6509 lactações.

 

 


Arquivos

Primeiro Sumário de Avaliação Genética

.

Segundo Sumário de Avaliação Genética e Primeiro Sumário de Avaliação Genética Genômica

.