União Agrocultural, a união que está dando certo!


O caprinocultor e músico associado da Caprileite/ACCOMIG Tiago Litieri ganha destaque na revista Cabra & Ovelha do mês de outubro deste ano. Na matéria, Tiago fala da paixão pela música e caprinocultura e, ainda, destaca a importante ajuda da Caprileite/ACCOMIG em sua produção de cabras saanen na Fazenda Santa Izabel, localizada em Cambuí no sul de Minas.

Confira abaixo a transcrição da matéria publicada na edição outubro 2011 da revista Cabra & Ovelha:

Cabras, queijos e música erudita... Uma mistura bem mineira!!!

Localizada no Sul das Minas Gerais, a cidade de Cambuí é conhecida por seu prato típico, tombado como patrimônio cultural, o “Virado de Banana”, feito à base de queijo e farinha de milho, orgulho dos ambuienses e viradeiras há mais de cem anos.

Mas se engana quem pensa que só o virado “vira” por ali. A mistura inusitada de cabra, música erudita e ecologia, também pode dar certo. Embora o sudeste não seja tradicional na criação de caprinos, a região tem uma topografia adequada para a produção e o clima bastante favorável para investir na atividade capril.

E é na Fazenda Santa Izabel, cercada por mata nativa e montanhas que a criação piloto da raça Saanen acontece. “As instalações são simples, com adaptações, porém dentro das condições de manejo sanitário”, como explica o criador Tiago Litieri, 28 anos, no ramo há dois anos. Tiago é formado em composição erudita, mesmo sem histórico rural na família, herdou do bisavó, jardineiro, o gosto pela terra, além do jeito de matutar daqui e dali. Criado em São Paulo, no meio de correria da cidade grande, o músico sempre arrumava tempo para cuidar das codornas que resolveu criar no fundo de casa - relembra em tom de riso - mesmo assim: “tinha necessidade de um convívio mais íntimo com aquilo que era seu universo poético, ou seja, o universo rural”, conta. Por isso, resolveu investir na caprinocultura em sua fazenda, para “viver ativamente suas criações musicais”.

Tudo foi feito com muita pesquisa e leitura sobre o segmento: “a fim de acertar, sair fazendo é muito comum, mas no agronegócio, tem que aprender, primeiro”, garante o criador. Para ele, o animal como propriedade é a última etapa. Em busca de orientação e suporte técnico, o caprinocultor foi parar no Parque da Gameleira, na ACCOMIG - Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas  Gerais - CAPRILEITE - com sede em Belo Horizonte/MG, onde contou com a ajuda da professora Aurora Gouveia (nome dado carinhosamente a uma das cabras da Fazenda Santa Izabel, em homenagem à professora), que encabeçou o projeto. Entre os cursos realizados por Tiago na associação estão o de manejo geral e sanitário, iniciação a caprinocultura e instalações. Ele teve que parar em Belo Horizonte para a realização dos cursos. “Estranhei não ter criadores por aqui”, diz Litieri.

Com a técnica, é hora de colocar tudo o que aprendeu em prática, ou seja, as mãos na massa. Na fazenda tudo é reaproveitado para culturas frutíferas, reflorestamento, entre outros. Ecologia e sustentabilidade “são palavras de ordem”. Um dos diferenciais da criação é que: “não existe manejo confinado. Desde o início, as cabras dormem presas, ficam até meio-dia, e depois vão para o pasto, em virtude da verminose, levamos a pasto depois que o orvalho está seco”, conta o criador. Isso faz com que as lavras já não estejam tanto à disposição no capim, detalhe importante, que evita a vermifugação há 9 meses, segundo ele. Devido a esses cuidados o produto final tem um sabor característico, garante o criador.

De olho no mercado, o caprinocultor sabe que “os lucros virão de forma homeopática, mas contínua”, diz otimista. Com visão focada em apregoar valor aos seus produtos, serão desenvolvidos queijos finos para gourmets e restaurantes de alta gastronomia de São Paulo. “Nós já temos essa demanda”, enfatiza Litieri. Hoje, mais do que nunca o campo está presente na sala de concerto e nos trabalhos artísticos do músico, que conseguiu aliar suas duas paixões: música erudita e as cabras... ou vice e versa.

Iara Siqueira
é jornalista e colaboradora na região sul de Minas Gerais.

Arquivos

Revista Cabra& Ovelha edição outubro 2011