CURSO DE INICIAÇÃO A CAPRINOCULTURA E OVINOCULTURA TIPO LEITE, CORTE E MISTA

17 e 18 de julho 2021

 

Em sintonia com as demandas sociais e de mercado, foi realizado em Belo Horizonte, em parceria com o GEPOC – Grupo de Extensão na Pesquisa em Ovinos e Caprinos e a Caprileite/ACCOMIG, mais um Curso de Iniciação a Caprinocultura e Ovinocultura ministrado pela Prof.ª Aurora Gouveia, médica veterinária e professora da escola de veterinária da UFMG com especialidade em sanidade animal e pela também médica veterinária, extensionista rural e especialista em queijos artesanais, Dra. Heloisa Magalhães.

 

No domingo tivemos aula nas dependências da Fazenda Santa Rita em Florestal/MG mostrando a prática do sistema de criação e visita ao Laticínio Piallet em que produzem os Queijos Piallet, agora sob o comando de Frederico Mattos de Paiva Guimarães, colocando para felicidade do mercado, produtos de altíssima qualidade.

 

O curso foi um sucesso!!  Veja todas as foto abaixo.

Depoimentos

Curso Iniciação a Caprinocultura e Ovinocultura – 17 e 18 de julho de 2021

 

Bernardo Bellavinha – Belo Horizonte/MG: Valeu demais! Muito obrigado Professora Aurora e Heloisa por promoverem com vocação e muita competência o repasse e disseminação do conhecimento sobre os Pequenos Notáveis! Agradeço também a Carol pela organização. Seguiremos em contato. Muito sucesso e um abraço a todos!

 

José Leonardo de Araújo – Belo Horizonte/MG: Professoras Aurora e Heloisa, Parabéns pela excelente condução do curso e pela enorme disposição e motivação em dividir conosco o vasto conhecimento teórico e prático de vocês! O lema “nosso curso não termina aqui” é a prova concreta do compromisso de vocês com o aprendizado e melhor aproveitamento dos alunos. Parabéns e super obrigada também à Carol pelo carinho e organização geral. Professora Aurora sua casa é um “case”, um exemplo vivo de cuidado e sustentabilidade ambiental. Um forte abraço a todos os colegas do curso. Turma nota dez!! Saúde, felicidades e bons negócios com os “pequenos notáveis”

 

Fernando do Valle – Belo Horizonte/MG: Achei muito legal o curso! Principalmente considerando a carência de informações completas sobre a ovinocultura, que é o meu interesse. Além do vasto conhecimento, é perceptível o amor e a dedicação das professoras e da Carol, tendo nos atendido de forma excepcional. Agradeço a todos e desejo bons negócios para nós!

 

Sinéia Coura e Geraldo Coura – Belo Horizonte/MG: Local de realização do curso: Ambiente aconchegante, limpo, agradável, recheado de memórias em cada detalhe dos objetos ali presentes, ornamentando e conferindo ao local a sensação de bem-estar e tranquilidade. Presença de plantas frutíferas e ornamentais, em perfeita interação com os convidados, enfim com tudo e todos. Recepção: Fomos recebidos pela Carol, integrante da equipe do curso, muito simpática, objetiva e organizada, que nos acompanhou todo o tempo, sempre prestativa, observadora e atenta aos mínimos detalhes de nossas necessidades. Professora Aurora: Qualificada para o mister, desenvolveu os trabalhos de maneira objetiva, sucinta, indo direto ao ponto, monitorando o tempo para que o máximo de informações possíveis nos fossem transmitidas dentro do cronograma previsto. Além de doutora no assunto com vasta experiência de muitos anos, pudemos perceber que Aurora é muito habilidosa ao ensinar, sempre simpática e descontraída durante as aulas, nos fazendo rir em várias oportunidades, deixando com isso o ambiente da sala leve e muito agradável. As horas se passaram muito rapidamente e nossas atenções permaneceram no foco da aula durante todo o tempo. Professora Heloísa: Muito simpática, descontraída, alegre e atenciosa, Heloísa nos proporcionou uma excursão à Fazenda Santa Rita, local da criação de caprinos, um local lindo e lá pudemos nos deliciar com alguns queijos feitos com o leite de cabra, inclusive experimentamos também o leite fluido, e posso dizer que a experiência foi incrível. A professora Heloísa é mestre na elaboração desses queijos, “verdadeiros manjares dos deuses gregos” e com toda a certeza eu e meu marido estaremos nos próximos cursos de fabricação de queijos, a serem ministrados por ela. Finalmente, a professora Aurora nos participou que o curso ocorrido nos dias 17 e 18 de julho não se encerrou ali, já que elaborará um roteiro com parâmetros fundamentais para que cada um dos participantes tenha condições de construir o próprio centro de custo, ponto de partida para o desenvolvimento de ideias e estratégias em direção da concretização de nossos projetos.  Nossos sinceros agradecimentos!

 

Sumara Sampaio e Sebastião Piteli – Sumaré/SP: O curso aumentou nosso conhecimento. A aula com a professora Aurora foi excelente, pois aprendemos na teoria, e na prática foi excelente com o Periquito. A Carol foi o tempo todo solícita, cordial e muito prestativa para tudo que solicitamos. Ela é maravilhosa. Valeu a pena viajar por 11 horas para fazer esse curso. Eu já imaginava que vocês eram competentes. Nós vamos aplicar o que aprendemos. A nossa produção de leite e queijo dará certo. Aqui fica o meu abraço carinhoso e o meu agradecimento