A  Missão BRASIL ESPANHA PORTUGAL termina em clima de Quero mais!

 

No período de 22 de outubro a 01 de novembro de 2019 aconteceu a Missão BRASIL ESPANHA PORTUGAL programada e uma vez mais, realizada pelo Grupo de Extensão da Pesquisa em Ovinos e Caprinos GEPOC com as associações ACCOMIG, ASPACO e apoio da ARCO. Ministrada por técnicos especialistas brasileiros, portugueses e espanhóis, contou com aulas teóricas e práticas nas associações, cooperativas, universidade, industrias e nas quintas, granjas e fincas (fazendas) portuguesas e espanholas.

A Missão BRASIL ESPANHAPORTUGAL foi composta por produtores, técnicos e gestores, acompanhados pela equipe de técnicos do GEPOC e das associações e cooperativas anfitriãs.

Os participantes visualizaram a importância da organização conjunta de produtores, técnicos e indústria, a profissionalização e concentração da produção por meio do associativismo e cooperativismo. Conheceram a comercialização compartilhada, a melhora genética, as produções de qualidade, a abertura de novos mercados e incorporação de novas tendências, incluindo o abate precoce de animais certificados DOP.

Mais uma vez, aprendemos a agregação de valor por certificação de produtos (DOP e IGP): queijos e cárneos maturados, enchidos e fumeiros não só de origem ovina e caprina, mas também bovina, suína (porco bísaro/porco preto ibérico). Outro ponto alto da Missão foi a visita ao centro de melhoramento genético espanhol, responsável por um dos melhores programas de melhoramento, com mensuração de leite e controle leiteiro oficial e modernas técnicas de genômica, de reprodução assistida e identificação eletrônica oficial.

Os participantes vivenciaram no campo, a forma de sucesso de organização da produção tanto na escala familiar, quanto na escala industrial, visitando os distintos elos da organizada cadeia produtiva. Palestras e mesas de debate proporcionaram a apresentação e interação entre os participantes brasileiros e a equipe técnica portuguesa e espanhola.

Vale destacar as fantásticas queijarias visitadas em Portugal e Espanha, responsáveis sem dúvida pelos excessos de peso das malas dos missionários brasileiros...

A época escolhida para a Missão proporcionou ver a beleza das árvores e a possibilidade de comer maçãs, peras, castanhas e azeitonas frescas.

Não poderíamos deixar de mencionar que tanto Portugal como Espanha nos encantaram também pela habitual hospitalidade, pela fartura das “mesas”, pelos maravilhosos queijos, vinhos, azeites, fumeiros, enchidos e pelas deliciosas e tradicionais doçarias.

Vivenciem um pouco desta experiência nas fotos que compartilhamos, e da próxima vez não hesite: faça parte deste grupo.