VI MISSÃO BRASIL URUGUAI TERMINA EM CLIMA DE COMEMORAÇÃO

A VI Missão Brasil-Uruguay termina em clima de comemoração

 

No período de 04 a 11 de novembro de 2018 aconteceu a VI Missão BRASILURUGUAY programada e uma vez mais, realizada pelo Grupo de Extensão da Pesquisa em Ovinos e Caprinos GEPOC com as associações ACCOMIG, ASPACO e ACCOES e apoio da ARCO. Ministrada por técnicos especialistas brasileiros e uruguaios contou com aulas teóricas nas associações e práticas nas estâncias (fazendas) uruguaias.

A VI Missão BRASILURUGUAY foi composta por um grupo de produtores, técnicos, e gestores, acompanhados de representantes das Associações e do GEPOC, e de técnicos locais e anfitriões.

Os participantes puderam vivenciar a organização da cadeia produtiva ovina mais bem estruturada da América do Sul, que se organizou nas últimas três décadas, para atender a demanda de carne ovina, de forma complementar à renda com a lã. O grupo conheceu com profundidade o sistema de produção vinculado ao Programa Cordero Pesado, um produto tipo exportação, de alta qualidade, que deve atender a padrões de idade, peso, condição corporal e lã, e pode ser produzido com qualquer raça ovina em pastagens melhoradas. O objetivo foi aprender com os uruguaios, o que não estamos conseguindo no Brasil, regularidade de oferta, padrão, escala e eficiência na organização da cadeia produtiva;

A programação apresentou aspectos relevantes nos sistemas de produção, gestão ovina e projetos de produção integrada sustentável vinculado a instituições de fomento, extensão, pesquisa, ensino, cooperativas e produtores rurais estabelecidos comercialmente. Os participantes vivenciam no campo, a forma de sucesso de organização da produção uruguaia tanto na escala familiar, quanto na escala industrial de cordeiros, visitando os distintos elos da organizada cadeia produtiva da carne ovina no Uruguai. Palestras e mesas de debate proporcionaram a apresentação e interação entre os participantes brasileiros e a equipe técnica uruguaia.

O sistema de cooperativas de criadores que tem o ovino como sustento de suas famílias, nos ensinou o significado de organização da produção e da comercialização, tecnificação, agrupamento, dedicação, amor e trabalho para a próxima geração.

Não poderíamos deixar de mencionar que o Uruguai nos encantou também pela habitual hospitalidade de nossos anfitriões, pelos vinhos e pelo delicioso doce de leite.

Vivenciem um pouco desta experiência através das fotos que compartilhamos e da próxima vez não hesite: faça parte deste grupo.

Para ver todas as fotos clique aqui