MISSÃO BRASIL PORTUGAL 21 a 28 de abril de 2018 PARTICIPE!

 

MISSÃO BRASILPORTUGAL

Produção com Tradição, Inovação e Certificação de Origem

Curso Internacional  

 

Faça parte deste grupo!

 

A MISSÃO BRASILPORTUGAL com Curso Internacional foi programada pelo GEPOC com o apoio das associações brasileiras Caprileite COL e ASPACO, ARCO e Associações e Cooperativas portuguesas ANCOSE e ESTRELACOOP (ovinos), ANCRAS, LEICRAS/CAPRISERRA (caprinos). Monitorada por especialistas brasileiros e portugueses, a MISSÃO BRASILPORTUGAL será composta por um grupo de no mínimo 12 e máximo 20 participantes, técnicos, produtores e interessados, acompanhados pelos representantes das associações e do GEPOC, e pelos técnicos locais e anfitriões que nos recebem.

            ObjetivosVivenciar a organização da cadeia produtiva serrana portuguesa de queijos maturados e cárneos de alta qualidade e o processo de certificação de produtos.

                                    - Conhecer o sistema sustentável português de produção de leite e queijos de ovelha e cabra, com produto adicional cordeiro e cabrito prime. Aliando Tradição e Inovação, o reconhecimento das normas européias para Certificação de Produtos e a participação expressiva dos produtores em Programas Oficiais de Melhoramento Genético buscam aumento da eficiência produtiva de raças tradicionais portuguesas, alcançando a sustentabilidade econômica e social do sistema. No Curso Internacional, o grupo conhecerá com detalhamento o sistema de produção vinculado à ANCOSE e ESTRELACOOP e à ANCRAS e LEICRAS/CAPRISERRA, com os seguintes temas abordados de forma teórica e prática:

 

I - Produção e Certificação de Produtos - Denominação de Origem Protegida (DOP)

Do campo à mesa: Queijo Serra da Estrela e Transmontano - Cordeiro Serra da Estrela – Cabrito Transmontano

 

II - Inovação: Programas Oficiais de Melhoramento Genético e suas ferramentas

Inseminação artificial, Controle Leiteiro, Reprodutores testados e Identificação eletrônica oficiais.

 

III – Tradição - Pequenos Notáveis e Gastronomia Tradicional com Inovação

Transumância – Queijos, Borregos e Cabritos tradicionais - Beneficiamento da carne, lã e pele

 

Como será a MISSÃO BRASILPORTUGAL A programação busca apresentar aspectos relevantes nos sistemas de produção de queijos maturados e carne e de certificação de produtos,  projetos vinculados a instituições oficiais de registro e certificação zootécnica e programas de melhoramento genético, teste de progênie do rebanho de ovelhas e cabras leiteiras portuguesas, com mensuração do leite automatizada, controle leiteiro oficial, utilizando modernas técnicas de reprodução assistida e identificação eletrônica oficial. Os participantes poderão vivenciar a forma de organização da produção portuguesa tanto na escala familiar, quanto na escala industrial de queijos, cordeiros e cabritos certificados, conhecendo os atores da cadeia produtiva do queijo e carne ovina/caprina em Portugal. Aulas práticas no campo, palestras e mesas de debate e mesas-aula de degustação, compõem a interação entre os participantes brasileiros e as equipes técnicas portuguesa que nos recebe e brasileira que nos acompanha. Ao final de cada dia, as informações recebidas e vivenciadas são discutidas e adequadas à nossa realidade. Ao final da Missão, os participantes recebem o certificado de participação e de conclusão do curso. Os arquivos eletrônicos das apresentações dos anfitriões, a lista de contatos dos participantes e dos anfitriões locais e imagens do grupo são gravados e entregues em pen drive específico da Missão.

 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

21 a 28 de abril de 2018

 

21 de abril 2018 – Sábado - Nosso primeiro encontro em PORTUGAL será no aeroporto de Lisboa, no desembarque internacional. Embarque em micro-ônibus, às 08:00h, para traslado até Celorico da Beira acompanhados pela equipe técnica do GEPOC. No caminho, faremos a apresentação dos participantes, da programação, da equipe técnica e distribuição de material de apoio.

 

09:00h - Teremos nossa primeira aula sobre maturação de queijos europeus com bactérias e mofos. OBJETIVOS: Entender a maturação dos queijos europeus Aprender como viver da criação leiteira usando formas de agregar valor ao produto - Na prática, conhecer os queijos maturados é fazer uma viagem profunda na biologia, e, ao mesmo tempo, um “verdadeiro delírio técnico-gastronômico”. A mesa de queijos maturados será nossa ferramenta nessa aula com degustação para aprendizado e criação de parâmetros para julgar a maturação. Os pães e vinhos da região fazem parte da degustação e harmonização. Visita a criatório de 1500 matrizes de origem holandesa e francesa, em Controle Leiteiro Oficial, ordenha computadorizada e queijaria própria. Almoço com degustação de cabrito assado à moda da região.

15:00h - Saída em direção a Celorico, com chegada no hotel prevista para 18:00h. Jantar e noite livres.

 

22 de abril 2018 – Domingo OBJETIVOS: Dia na fazenda e queijaria para conhecer o processo da produção do queijo e do borrego Serra da Estrela DOP - Após o café da manhã, às 08:00h acompanhados pela equipe técnica do GEPOC, traslado do hotel para dia no campo com família produtora.

 

08:30 - 10:00h - Acompanhar a ordenha mecânica das ovelhas.

10:00 – 12:00h – Visita ao campo para assistir, fotografar e filmar a movimentação e manejo do rebanho de 700 ovelhas, com o pastor e cães de raça típica da Serra. Apresentação pelo criador e filho agrônomo, da exploração leiteira com produto adicional cordeiro prime ou certificado DOP, com sistema de produção aliando Tradição e Inovação. Apresentará também a importância da certificação DOP, na cadeia produtiva do queijo e do cordeiro Serra da Estrela.

12:00 - 14:00h - Almoço tradicional na Quinta, com assado de borrego (cordeiro) Serra da Estrela DOP, pães e doces regionais.

14:00 - 16:00h - Visita monitorada à queijaria, apresentada pelas queijeiras da própria Quinta, com aula demonstrativa do fabrico do queijo Serra da Estrela e do uso do coagulante vegetal típico.

16:00 - 17:30h - Degustação de queijos Serra da Estrela frescos, maturados e super maturados, pão de centeio com vinho produzidos na Quinta.

17:30h - Regresso a Celorico, chegada no hotel prevista para 18:00h. Jantar e noite livres.

 

23 de abril 2018 – Segunda-feira - OBJETIVOS: 1. Conhecer o sistema de produção leiteira/queijos e de ovinos da raça Lacaune; 2. Conhecer o processo da certificação do queijo e do borrego Serra da Estrela DOP - Após o café da manhã, às 08:00h acompanhados pela equipe técnica do GEPOC, traslado do hotel para criatório de ovinos e laticínio.

 

08:30 - 10:00h - Acompanhar a ordenha mecânica e manejo das ovelhas.

10:00 – 12:30h – Visita à queijaria industrial e câmaras de maturação. Palestra com descrição do sistema de produção na propriedade. Visita ao campo para conhecer, fotografar e filmar o rebanho de ovelhas e pastagens.

12:30 - 14:00h - Almoço tradicional na Quinta, com assado de cordeiro Lacaune.

14:00 - 14:30h –  Traslado para sede da Cooperativa.

14:30 – 15:00h - Visita a loja da Cooperativa para compras agropecuárias.

15:00 – 16:30h - Palestra de técnicos da ESTRELACOOP sobre o processo completo da certificação de queijos com painel de provadores, selo de caseína e HACCP.

16:30 – 18:00h - Traslado e visita à área de painel de provadores.

18:00h - Regresso ao hotel. Jantar e noite livres.

 

24 de abril 2018 – Terça-feira OBJETIVOS: Conhecer o processo da produção e da certificação do cabrito transmontano DOP e queijo transmontano DOP e a relação entre a associação e as cooperativas - Após café da manhã, às 07:30h traslado para a sede da ANCRAS.

09:00 – 10:00h - Visita à loja agropecuária da ANCRAS, para compras.

10:00 - 12:00h - Visita a uma exploração de caprinos na região transmontana. O bom cabrito começa no campo... O melhoramento genético também.

12:00 - 13:30h - Almoço em restaurante típico, com cabrito DOP e degustação do queijo transmontano DOP.

14:00 - 16:30h – Palestra com a Direção e técnicos da ANCRAS, LEICRAS e CAPRISSERRA, sobre: 1. Serviços prestados aos produtores pelas cooperativas; 2. Programa de Seleção e Melhoramento de Performance (Pesagem de cabritos selecionados por avaliação genética); 3. Processo da produção e certificação do cabrito e do queijo transmontano DOP; 4. Operacional de classificação, embarque e transporte dos cabritos.

16:45h – Prova de Queijo de cabra transmontano na sede da ANCRAS, LEICRAS e CAPRISSERRA.

17:00h - Regresso ao hotel com chegada prevista para 19:00h. Jantar e noite livres.

 

Acompanhantes

10:00 - 12:00h -  Acompanhados por técnico do GEPOC, visita a empório e mercado para compra de queijos, enchidos e fumeiros (embutidos e defumados), pães, vinhos e mimos regionais.

 

25 de abril 2018 – Quarta-feiraOBJETIVOS: Conhecer as opções comerciais do uso e da transformação da lã – Após o café da manhã, às 08:00h acompanhados pela equipe técnica do GEPOC, traslado do hotel até o maior vale de origem glaciar da Europa – Vale Glaciário do Zêzere, candidato a patrimônio da Humanidade, desde sempre associado à lã e à sua transformação em versáteis tecidos, mantas, buréis e cachecóis. “Tecer o presente com os fios do passado”, Tradição e Inovação no aproveitamento da lã.

 

10:00 - 11:00h – Visita monitorada para conhecer o trabalho de lanifício tradicional de tecidos de origem serrana, feitos totalmente de lã cardada. Utilizando máquinas e equipamentos tradicionais, do tempo em que a indústria ainda se fazia à mão, recriam padrões antigos, dando-lhes formas e cores contemporâneas. Os produtos são únicos, diferentes e de grande qualidade, usados em produtos finos tipo exportação (vestuários, acessórios, revestimentos, arquitetura e decoração). 

11:00 - 11:30h - Visita a loja do lanifício, para compras.

11:30 - 13:00h – Almoço em restaurante típico, com bacalhau gratinado com queijo Serra da Estrela.  

13:00 – 18:00h – Visita à aldeia medieval, fonte da água da Serra da Estrela, com predomínio de energia fotovoltaica, situada no Parque Nacional.

18:00h - Regresso a Celorico, chegada ao hotel previstas às 19:00h. Jantar e noite livres.

 

26 de abril 2018 – Quinta-feira - OBJETIVOS: Entender a Transumância e o processo de sucessão rural no contexto do manejo tradicional dos rebanho – Após café da manhã, às 08:00h acompanhados pela equipe técnica do GEPOC e por técnico da ANCOSE, traslado do hotel à Porta da Transumância.

 

09:30 - 11:00h - Apresentação pelo técnico da ANCOSE sobre “A Transumância: Histórico, finalidades e futuro diante do atual modelo de sucessão rural”. A seguir, piquenique à sombra de um pé de carvalho em mesa de pedra centenária para compartilhar com o grupo, queijo Serra da Estrela, presunto de pernil de porco ibérico, pães e vinho da região.

11:00 - 11:30h -  Traslado para a aldeia mais alta de Portugal.

11:30 - 13:00h – Visita monitorada a aldeia histórica de pastores de ovelhas e cabras Serra da Estrela.

13:00 - 14:30h - Almoço em restaurante típico dos pastores serranos, com cabrito, cordeiro, queijos, arroz-doce, vinhos e ginja local.

14:30 - 17:00h - Visita monitorada ao comércio local da Aldeia, para compra de queijos de ovelha, de cabra, azeite, vinhos, mantas e lãs, produtos característicos da Serra da Estrela.

17:00h - Regresso a Celorico, chegada ao hotel prevista para 18:30h. Jantar e noite livres.

 

27 de abril 2018 – Sexta-feira OBJETIVOS: Conhecer o sistema europeu de identificação eletrônica individual vinculado a programas oficiais de melhoramento genético de pequenos ruminantes e à rastreabilidade de animais e de produtos - Após café da manhã, às 08:00h acompanhados pela equipe técnica do GEPOC, traslado do hotel para a Sede da Associação.

 

09:00 - 12:00h – Apresentação e mesa de debates conduzidas por técnicos da ANCOSE, tema Perfil da produção de ovinos da raça Serra da Estrela, borregos e queijos Serra da Estrela DOP.

12:00 - 13:30h - Almoço em restaurante típico, com sardinha frita no azeite.

13:30 – 15:00h – Apresentação e mesa de debates conduzidas por técnicos da ANCOSE e ESAC Coimbra sobre: programas de melhoramento genético de pequenos ruminantes, em acordo com as normas da Comunidade Europeia.

15:00 – 15:30h – Degustação de queijos e requeijões Serra da Estrela, para aprendizado e criação de parâmetros para julgamento.

15:30 – 17:00h – Apresentação e mesa de debates conduzidas por técnicos da ANCOSE sobre: 1. Identificação eletrônica individual oficial; 2. Ordenha mecânica computadorizada e Controle Leiteiro Oficial, no âmbito do Programa de Melhoramento Genético Leiteiro e da rastreabilidade de produtos (queijos DOP com selo de caseína e cordeiros DOP).

17:00 – 18:00h - Regresso ao hotel com chegada prevista para 18:00h.

20:00 – 23:00h – Festa de confraternização e entrega dos certificados, com presença dos anfitriões portugueses, ao som de uma típica concertina...

 

Acompanhantes

09:00 - 11:30h - Acompanhados por técnico do GEPOC, visita a empório e mercado para compra de queijos, enchidos pães, vinhos e mimos regionais.

13:30 – 17:00h - Acompanhados por técnico do GEPOC, visita à cidade medieval para viajar na história e no tempo...

 

28 de abril 2018 - SábadoSAÍDA DO HOTEL - Após café da manhã, às 09:00h acompanhados pela equipe técnica do GEPOC, traslado de Celorico para Lisboa pela região da serra de Sicó, no Distrito de Coimbra.

 

12:00 – 13:30h – Almoço em restaurante regional.

13:30 - 16:30h – Saída passando por Fátima, terra dos três pastores de ovelhas, para compra de mimos de ovelhas regionais, com chegada em Lisboa (aeroporto) prevista para as 17:30h, finalizando nossa maravilhosa Missão lusitana.

 

 

REALIZAÇÃO

 

GEPOC – Grupo de Extensão da Pesquisa em Ovinos e Caprinos

ACCOMIG – Associação dos Criadores de Caprinos Ovinos de Minas Gerais

ASPACO – Associação Paulista de Criadores de Ovinos

 

INSTITUIÇÕES ANFITRIÃS

 

ANCOSE - Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela

ESTRELACOOP – Cooperativa dos Produtores de Queijos Serra da Estrela, CRL

ANCRAS - Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana

LEICRAS - Cooperativa de Produtores de Leite de Cabra Serrana, CRL

CAPRISERRA - Cooperativa de Produtores de Cabrito Raça Serrana, CRL

ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra

  

APOIO INSTITUCIONAL

 

Associação Brasileira de Criadores de Ovinos/ARCO

Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Leiteiros/ABCOL

Caprileite Caprinos e Ovinos Leiteiros

  

Informações Adicionais – gepoc.contato@gmail.com