O NRAV é o primeiro Núcleo criado dentro do Estado de Minas Gerais com foco em caprinos e ovinos leiteiros homologado pela ACCOMIG.

 É um dos primeiros do Brasil com uma política oficial a possibilitar trabalhar com registro dos animais a um custo viável para o criador.

 Sua área de atuação é a Região Campo das Vertentes iniciando pelos municípios Barbacena, Santos Dumont, Coronel Xavier Chaves, Cláudio, Lavras, Conselheiro Lafaiete, Rio Pomba e Alagoa MG.

 O NRAV tem como finalidades principais:

 ·     Conectar os produtores da Região e estes com os produtores do Estado, interessados na criação de caprinos e ovinos leiteiros e seus produtos.

·     Ser a ACCOMIG na área de abrangência do NRAV.

·    Organizar tecnicamente e coordenar cursos, palestras, dias técnicos de campo, exposições, leilões, reuniões e outros eventos para troca de informações em parceria ou apoio da ACCOMIG.

·     Elaborar estratégia de compras de insumos e serviços em conjunto buscando redução de preços em função do volume demandado pelos associados da região e de outras regiões.

·     Elaborar estratégia junto à indústria âncora da região, de organização da oferta para comercialização da produção de seus associados.

·     Coordenar com a secretaria da Sede, as visitas dos técnicos da ACCOMIG, visando melhor eficiência e redução de custos.

·     Outras finalidades de interesse da comunidade que tenham endosso da ACCOMIG,