Novos Queijeiros, mãos à obra! 

Neste final de semana, 8 e 9 de agosto de 2015, o GEPOC - Grupo de Extensão da Pesquisa em Ovinos e Caprinos em parceria com a Caprileite/ACCOMIG - Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais realizou-se em Belo Horizonte, o Curso de Fabricação Artesanal de Queijos e Derivados do Leite.

Entre os alunos que vieram do eixo Rio Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e  Minas, contamos com a presença do nosso Diretor do Núcleo Regional ACCOMIG Vertentes - NRAV, recém empossado, engenheiro Edson Cardoso, criador de caprinos raça Saanen, acompanhado de sua esposa Sandra; contamos também com a presença do criador de ovinos leiteiros no Distrito Federal, Ricardo Guida e Pollyana, ele atualmente Consultor/ Diretor Tesoureiro do SINCCO-DF, Sindicato de Criadores de Ovinos e Caprinos do Distrito Federal. Todos sem exceção: José Jayme, Jair, Cláudia, July, Maria Julia, Mônica, Stefânia, Lídia, Marlymary e Zélia ficarão atentos aos ensinamentos, dicas e segredos na arte da fabricação de queijos e derivados do leite. Os temas abordados foram da preparação artesanal de queijos como FRESCAL, MEIA CURA, PECORINO, CHANCLICHE, BOURSIN passando pelas MUSSARELAS e as RICOTAS, feitas a partir do Leite de Cabra e os IOGURTES feitos com Leite de Ovelha, “dos deuses”. Finalizando em mesas de degustação dos produtos fabricados durante os dois dias de aula. A origem, a variedade, a identidade e o patrimônio do queijo artesanal mineiro foram temas abordados em aula. Ao final do curso todos recebem um “Kit Queijo” contendo amostras dos Queijos fabricados por eles.

Tivemos em nosso segundo dia de curso uma visita muito importante entre os Queijeiros Mineiros: Onivaldo Ramos Leão/CAPRIVITA Diretor Financeiro da Caprileite/ACCOMIG, Cabriteiro e Queijeiro de muitos anos. Como um bom mineiro passou para tomar um café, um bom queijo e prosear um pouco com os novos queijeiros. Contou um pouco da sua história e muito sobre queijos, Queijos do mundo todo, e do Brasil dois que são Mineiros. São muitos os pequenos produtores, que fabricam os mais variados e diversos tipos de queijo. Uma experiência que ficará guardada em cada um dos presentes. Uma aula de vida!

A professora Médica Veterinária, Dra Heloisa Magalhães, Instrutora no Programa Queijo Minas Artesanal do Governo de Minas e Diretora de Eventos Técnicos da Caprileite/ACCOMIG reforça a importância dos cursos aos produtores e Associados da Caprileite/ACCOMIG na promoção da qualidade de vida, geração de renda e qualificação dos novos queijeiros. Agregando valor ao pouco volume de leite na propriedade. Seus alunos aprenderam a fazer os mais variados derivados do Leite com técnicas novas e aperfeiçoaram na arte de fazer queijo.

Novos Queijeiros, mão á obra! 

VEJA OS COMENTÁRIOS ABAIXO DAS FOTOS


 
PARA VER MAIS FOTOS CLIQUE AQUI

COMENTÁRIOS:

Obrigada Profª Heloisa, Profª Aurora e Glaucia. - 13/08/2015

Mais uma vez foi maravilhoso e muito proveitoso!! Espero rever a todos em um próximo curso. Quem sabe na Missão Uruguai?????

Cordialmente, 

July - Rio de Janeiro/RJ

____________________________________________________________________

Bom dia Prof Heloisa e Sra Glaucia e a todos colegas. 13/08/2015

Obrigada pelo curso e convivio tao agradavel neste fim de semana.

Att.

Claudia - São Paulo/SP