O QUE É O NÚCLEO REGIONAL ACCOMIG NORDESTE E NORTE DE MG

Dentro da política de regionalização das atividades da ACCOMIG, buscando estar mais perto dos produtores em cada região do Estado, iniciamos em janeiro 2012 com a fundação do Núcleo Regional ACCOMIG Nordeste e Norte de Minas Gerais.

Com sede em Teófilo Otoni/MG, o NRAN abrange 100 Municípios dos vales Mucuri, Jequitinhonha, São Mateus, São Francisco e Mesorregião Vale do Rio Doce/Microregião Suaçuí e tem foco no atendimento aos criadores de caprinos e ovinos da região.

 O Núcleo, já está trabalhando na mobilização cautelosa dos agricultores familiares, porque a região é "desconfiada" com ovinos como negócio, por causa de projetos fracassados anteriormente na região do semi-árido de Minas Gerais.

 O compromisso do núcleo é padronizar o rebanho local e para isso estão se formando parcerias com criadores de animais puros. Há demanda local por reprodutores das raças de ovinos Dorper e de caprinos Alpina para leite e Anglonubiana para corte. Fizemos contato com os proprietários do Frigorífico FRICADI, localizado em Poté/MG, no Vale do Mucuri, que se predispôs a fazer a adequação para o abate de pequenos ruminantes.

 

O FRICADI protocolou  no IMA em Teófilo Otoni/MG, o projeto de construção de uma nova planta, para suínos e bovinos.  A planta foi aprovada. e agora está fazendo a adequação para ovinos e caprinos. Para isto, a empresa responsável tomará por base a planta padrão desenvolvida em Brasília pelo MAPA e CNA, com a qual poderá fazer os ajustes e a partir daí, apresentar ao IMA o cronograma de execução.

 

A diretoria executiva do ACCOMIG NRAN reuniu-se em 12 de abril na sua sede em Teófilo Otoni, e foi grande o movimento de criadores de toda região, curiosos a respeito do Projeto.

 

                                                                                                       

Foto 1 - Diretoria executiva do Nucleo ACCOMIG Nordeste e do  FRICADI 

                                                               

                                     Foto 2 - Reunião de inauguração do Núcleo ACCOMIG Nordeste